A pulseira de identificação já está sendo testada nos parques da Disney

No blog oficial dos parques, o
presidente do complexo, Tom Staggs, descreveu alguns recursos que já
estão sendo testados há alguns meses e que, segundo ele, estarão
disponíveis ao longo deste ano para os visitantes.
Uma das principais ferramentas é uma pulseira chamada MagicBand,
dotada de tecnologia de identificação por radiofrequência, que servirá
como ingresso para os parques temáticos, chave do quarto nos hotéis do
complexo e sistema para agendar horários para os brinquedos e jantares
nos restaurantes.
Ela também poderá conter os dados sobre o
cartão de crédito do visitante, para pagamento das despesas na hora,
sem necessidade de tirar a carteiro do bolso.
Foi essa pulseira que gerou discussão
nos Estados Unidos. A mídia americana citou preocupações com a
privacidade e a segurança dos hóspedes, que poderiam ter seu
comportamento monitorado nos mais mínimos detalhes: o que compraram, em
quais atrações andaram, quanto tempo esperaram na fila, até de quais
bonecos apertaram a mão.

A pulsera registra até os personagens que o visitante apertar a mão
Especula-se que essas informações possam ser usadas, por exemplo, em campanhas de marketing altamente personalizadas.
Alguns internautas também expuseram seus
questionamentos em comentários no post de Staggs no blog. “Você pode
elaborar melhor quais dados serão coletados e como isso será usado? O
visitante pode optar por não ter suas informações pessoais usadas em
ações de marketing futuras?”, perguntou um usuário.
“Não estou tão preocupada com a
privacidade, mas duvido que eu libere meu número de cartão de crédito
para ser incluído na pulseira”, disse outra usuária, colocando em dúvida
a segurança do sistema.
Staggs respondeu aos questionamentos no
próprio blog. Segundo ele, garantir a segurança das informações é
“obviamente muito importante” para a empresa. “Ninguém está mais focado
nisso do que nós mesmos. Todos esses recursos são opcionais, e os
visitantes poderão escolher quais informações desejam compartilhar com a
gente”.
Segundo ele, os dados pessoais de cada visitante não ficarão armazenados na MagicBand.
Aplicativo para smartphone
Além da pulseira, a nova experiência que a Disney quer criar, chamada em seu conjunto de MyMagic+, inclui um site e um aplicativo para smartphone denominados My Disney Experience (Minha Experiência Disney) .
Eles trariam informações em tempo real
sobre o que está acontecendo nos parques e permitiriam mudar a
programação e os agendamentos a qualquer momento, inclusive durante o
passeio.
“O projeto se dirige tanto para os que
gostam de planejar cada detalhe do passeio com antecedência quanto para
os que preferem se antecipar pouco e deixar o dia correr
espontaneamente”, afirmou Staggs no blog.
Para ele, o conjunto de novas ferramentas vai proporcionar uma experiência completamente inovadora aos visitantes.
Fonte: G1