Retirados fotossensores de Aquiraz
06.01.2013

No local onde anteriormente estavam instalados os fotossensores, restam apenas os buracos da base do equipamento Foto: JL ROSA
Situações como a de Fernandes são comuns em Aquiraz, onde foram instalados sete fotossensores sem nenhum registro de estudo prévio. Por esse motivo, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPE) requereu à Justiça a suspensão da cobrança de multas já lavradas e decorrentes dos equipamentos eletrônicos, assim como foram retirados todos os equipamentos.
A Ação Civil Pública com pedido de antecipação de tutela foi ajuizada no último dia 14, pelo promotor de Justiça Ricardo Rabelo de Moraes.
A fiscalização do trânsito local é gerenciada pela Prefeitura Municipal de Aquiraz, sob os cuidados do Departamento Municipal de Transito (Demutran).
Necessidade
Como não foi registrado estudo prévio para a colocação dos medidores de velocidade na região, o MPE requer também que sejam desligadas as lombadas eletrônicas até a conclusão dos estudos técnicos que justifiquem a necessidade de fiscalização no trecho da via escolhido, bem como a declaração de nulidade das multas registradas pelos equipamentos instalados de maneira irregular.
Os valores, que por ventura foram pagos pelos cidadãos multados, serão, consequentemente, devolvidos, pois foram cobrados indevidamente. Apesar de a medida ser boa para uns, para outros, gera preocupação. Pois, segundo o comerciante Flávio Miranda do Nascimento, de 63 anos, o trânsito em Aquiraz requer sinalização e fiscalização constante. "Aqui observa-se, a qualquer hora do dia, uma série de imprudências".
Até o encerramento desta edição, nossa equipe de reportagem tentou contato com a Prefeitura de Aquiraz, mas não obteve sucesso.
Fonte Diario do Nordeste
THAYS LAVORREPÓRTER