O Senado Federal começa a semana com trabalho dobrado na Casa. Na pauta os principais assuntos são: a votação da chamada minirreforma eleitoral, além da análise da proposta que acaba com votações secretas no Parlamento, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Música e o projeto que tipifica o crime de feminicídio.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), apelou para que os senadores estejam em Plenário todos os dias da semana, para garantir assim a análise de todos os projetos.
Para o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) o principal objetivo da Casa deve estar voltado para a minirreforma eleitoral, diante no grande número de emendas recebidas.
O projeto da minirreforma reduz gastos de campanha e dá mais transparência às eleições além de igualdade de condições aos candidatos.
Para que possam valer já para as eleições de 2014, as mudanças na Lei Eleitoral (Lei 9.504/1997) e na Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995) precisam ser aprovadas pelo Senado e pela Câmara até o fim de setembro.
Também está em votação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que acaba com o voto secreto no âmbito do Parlamento. A PEC ainda não é consenso entre os senadores, já que alguns alegam a possibilidade de constrangimento em votações de indicação de autoridades e na apreciação de vetos presidenciais.